Quando descobri que seria mamãe, uma das minhas dúvidas foi se poderia fazer academia na gravidez e como me exercitaria dali em diante. Isso porque adoro praticar atividade física – e também preciso, porque amo comer, por isso gastar energia é necessário na minha vida! Rs

Na verdade eu fiz academia na gravidez toda, mas foi assim: A primeira medida foi parar de correr – algo que eu estava fazendo com frequência – por causa do impacto desnecessário no corpo de uma gestante. Como já estava fazendo pouca musculação e por conta própria, também parei de puxar ferro. Nos três primeiros meses fiz apenas bicicleta ergométrica, transport e caminhadas. As aulas de spinning eu mesma controlava a intensidade, sempre respeitando meu cansaço e minha frequência cardíaca.

No fim do terceiro mês, seguindo recomendações da minha GO, pude voltar a treinar musculação. Contratei uma personal trainner, a Suzana Perticarari, que é especialista em gestantes, para aulas 2 vezes por semana.

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No treino, começamos com aquecimento de mais ou menos 10 minutos, depois são cerca de 45 minutos de musculação e finalizamos com alongamento. Ao contrário do que muita gente pensa, segundo a Suzana e outros vários especialistas com quem conversei, musculação na gravidez é indicada – claro que com devidas limitações e cuidados. Mas a intenção não é ver uma grávida musculosa (rsrs) e sim para fortalecer o corpo como um todo e prepará-lo para o parto, para ter uma recuperação melhor no pós-parto e também para ter bom preparo na hora de cuidar do bebê (carregar no colo etc).

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Apesar de indicada, a musculação em gestantes tem algumas regras e precauções, segundo minha personal, tais como:

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Estou adorando os treinos e vou com muito prazer. Na fase em que estou (segundo trimestre), a gestante tem mesmo mais disposição e gás. Por isso aproveito para treinar certinho neste período, pois sei que logo ficarei mais cansada e limitada. Mas não quero parar de treinar até o fim da gravidez – e depois dela, claro! Rs. Conheço muitas mulheres que treinaram até o nono mês e isso não atrapalhou em nada, pelo contrário, ajudou depois.

Hoje minha semana na academia fica assim: segunda e quarta faço musculação com pouco aeróbico (máximo 20 min) e nos outros dias faço somente aeróbico – bike, esteira ou transport – cerca de 45 minutos. Descanso 2 dias da semana.

E vamos que vamos! Como podem ver, eu não parei a academia na gravidez!

Beijos

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