Apesar de muita gente defender que praticar exercícios em jejum aumenta a queima de gordura, há ainda muitos que defendem que é fundamental comer algo antes de malhar. Manuel Villacorta, autor do livro “Peruvean Power Foods” (que fala de alimentos poderosos no Peru, seu país de origem), listou pré-treinos poderosos e acessíveis aqui para nós brasileiros. Vamos lá:

  1. BANANA: Rica em carboidratos que proporcionam energia imediata para atividade física, essa fruta ainda repõe potássio para manter os músculos saudáveis.
  2. CAFEÍNA: Como todo mundo sabe, dá aquele gás na hora de malhar. E por ser estimulante, acelera o metabolismo e a queima de gordura durante os exercícios. Villacorta indica uma boa xícara de café expresso antes de partir para a gym.
  3. AVEIA: Repleta de fibras que facilitam a liberação de energia ao longo das atividades, é um excelente alimento. Com banana gera uma combinação poderosa.
  4. SMOOTHIES: São perfeitos para quem vai malhar porque reúnem proteínas (do leite ou do iogurte) e carboidratos simples e complexos (das frutas), e fazem digestão rápido por serem líquidos. Tem receita aqui.
  5. GRÃO DE BICO: Olha só, um alimento que nunca pensamos em comer antes de ir pra academia, não é mesmo? Adoroooooo grão de bico na salada e até puro mesmo. O especialista sugere 1/3 de copo, suficiente para dar energia e fazer muito bem!
  6. OVO: Quem falou que clara de ovo deve ser ingerida só depois dos treinos? É um excelente pré-treino também! Isso porque sua proteína é metabolizada aos poucos e durante o treino isso é muito importante.
  7. ARROZ INTEGRAL COM FRANGO GRELHADO: Essa combinação é para quem vai se exercitar logo depois do almoço, por exemplo. Com pouca gordura, enquanto o arroz integral proporciona energia de carboidratos complexos (integrais), o frango já entra como a proteína para reparar os músculos pós-treino.
  8. IOGURTE GREGO: As versões gregas dos iogurtes, que hoje existem em dezenas de opções de sabores, têm o dobro de proteínas dos iogurtes comuns e bem menos açúcar.
  9. PÃO INTEGRAL: Uma fatia de pão integral com queijo cottage é excelente pré-treino. Junta o carbo complexo do pão com a proteína e baixo teor de gorduras do queijo cottage.

Então, gostaram da lista de pré-treinos? São alimentos e combinações simples e ao nosso alcance. Além disso, dá para variar bem e não enjoar. Considerando que você malhe 5 vezes na semana, temos aí pré-treinos para praticamente duas semanas seguidas de treinos.

Beijos

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